segunda-feira, 13 de abril de 2009

Visita de estudo à ETAR da SimTejo





No dia 8 de Janeiro, a nossa turma, 8º A, visitou a Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) da SimTejo, em Chelas, com as professoras de Ciências Físico-Químicas e Ciências Naturais.
Esta visita tinha como objectivo mostrar as diferentes etapas que a água sofre desde que sai do esgoto até voltar de novo para o rio. Pudemos verificar que a limpeza e o seu tratamento não é tarefa fácil, mas é fundamental se queremos continuar a viver num planeta saudável.



A primeira etapa consiste na remoção de resíduos sólidos, tais como: pensos higiénicos, cabelos, papéis, pastilhas elásticas, tampões, etc.


Por isso, é muito importante não deitarmos estes materiais na sanita e lavatórios, porque dificulta o tratamento. Nesta etapa, também ocorre a remoção de fezes e, por isso, cheira muito mal. Após este tratamento, a água passa por uma fase de desengorduramento. No tanque, é insuflado ar que faz com que as gorduras fiquem à superfície e as areias se vão depositando no fundo. As lamas que se obtêm neste tratamento são usadas como fertilizantes e na produção de biogás. A água é, de seguida, filtrada e sujeita a uma desinfecção com raios ultra-violeta. No final, a água obtida é transparente, mas não é potável, sendo utilizada, por exemplo, para a rega, para apagar os incêndios, entre outros. De um modo geral, é deitada ao rio. Nós gostámos e aprendemos muito com esta visita, apesar do mau cheiro!



A ETAR contribui para atenuar a poluição que produzimos.
A docente de Físico-Química
Jyoti Kanabar

Sem comentários:

Enviar um comentário